terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pain Created To Heal Pain.

Acredito que a magia do Blues está na simplicidade desse gênero musical..e como esse gênero está ligado diretamente a sentimentos fortes, me fez pensar agora que realmente todos os sentimentos fortes não passam de sensações simples, difíceis de explicar mas fáceis de se interpretar, entende? Todos falam que amor é uma coisa muito complicada, que a tristeza é algo demorado pra se solucionar e que não há uma explicação..realmente eu também acho que não há uma explicação para todas as coisas 100% das vezes, principalmente para sentimentos, mas acredito que todas são fáceis de se interpretar, entender: Ou você está bem ou não está..não há exatamente um meio termo nisso tudo, como diria uma letra do Velhas Virgens "..ter meia felicidade é estar meio triste".
Sempre passo horas reclamando por estar triste algumas vezes, mas pra ser sincero, e uma coisa que eu nunca consegui contar e/ou explicar pra ninguém, eu realmente gosto de ficar triste, de sentir pena de mim mesmo, me dá mais força pra continuar numa boa, ou pra continuar pior e pior até uma hora que eu me levanto e esqueço de todos os pseudo-problemas da adolescência pra continuar sendo uma pessoa normal, ou quase. Me sinto meio que tirando um peso das costas escrevendo isso aqui e espero que outras pessoas entendam o que eu estou falando, queria poder falar isso pra algumas e ver se é isso também o que elas sentem, uma necessidade por ficar triste de vez em quando. Acho que não vou conseguir exemplificar isso do jeito que eu gostaria, coisa que eu queria muito, de verdade, só vou me sentir completamente bem após terminar de escrever isso da forma desejada.hum...um exemplo que acho que se encaixa com qualquer um que sente isso que estou tentando falar, é uma coisa que aconteceu demais comigo..principalmente quando eu era mais novo: Você é simplesmente "apaixonado" por uma garota e de jeito nenhuma ela sabe disso(coloquei entre aspas porque ninguém é apaixonado de fato por alguém na 5ª. 6ªsérie, num é?), essa menina só quer sua amizade e você sabe muito bem disso, que as chances de ficar com ela são nulas..só que ela quer ficar com um amigo seu de classe, ou de rua, de msn, ou de qualquer outra coisa, tanto faz..e você simplesmente os ajuda a ficarem um com o outro e apoia até um futuro relacionamento, mesmo você gostando da garota e com uma certa raiva de seu amigo por ter feito aquilo com você (e ele não sabe que você gosta dela, também..ninguém sabe!). Depois de toda essa frescura você fica triste pelo resto do ano e acaba virando uma pessoa meio deprimida por muito tempo, mas se sentiu bem na hora por ter feito aquilo pelos dois. Agora, você acha que isso pode ser o que? Burrice? Bondade? Atitudes inconscientes?
Parando pra pensar bem nisso tudo agora eu acho que é uma boa mistura com doses bem altas das três coisas..minha burrice por não ter tentado nada com a garota, minha bondade pra ver se consigo um pouco de admiração por parte dela ou de alguma outra pessoa e meu inconsciente me dizendo que isso é o certo.
Mas tudo o que eu falei aqui é só um exemplo bem longo dentre vários outros, é que esse aqui sempre ficou na minha cabeça desde que aconteceu, não sei bem o motivo..acho que foi o primeiro desses acontecimentos que chamo de "tristeza proposital".

Caramba, doses maciças de blues são piores do que doses letais de álcool, nunca achei que ia conseguir falar o que estou falando aqui pra ninguém, não por ser um segredo..porque com certeza não é, mas por ser uma coisa muito difícil e extensa, requer uma meia hora de explicação a fio, isso se a pessoa tiver saco pra ouvir os 5 primeiros minutos..mas até que me saí bem escrevendo aqui pra mim mesmo.

Pain created to heal pain
Essa foi sem dúvida uma das melhores definições que eu já ouvi quando alguém pergunta o que é o blues, e é exatamente isso, a dor criada para curar a dor. Não conheço ninguém que quando está triste pega pra ouvir Chiclete com Banana..ok, também não conheço tanta gente fã de blues assim, mas me refiro agora a todas as músicas mais melancólicas no geral. Quando uma pessoa quer melhorar de algum sentimento ruim e escolhe a música (o melhor modo) pra ajuda-la a voltar ao normal, primeiramente ela vai colocar a música mais fossa de todas pra ouvir e ficará nesse estilo por horas e horas, talvez até dias..até se sentir bem e começar, inconsciente na maioria das vezes, a ouvir coisas mais animadas, gradativamente, até chegar ao som animado que ela curte.
Claro, há uma enorme margem de erro nisso tudo,  as vezes eu estou triste com algo, ouço 4 músicas e já me sinto "bem"..mas há semanas em que você não quer saber de nada a não ser um bom Blues pra te deixar no estado mental perfeito, no feeling perfeito, naquilo que te avisa que também há muitas almas e mentes com os mesmos sentimentos fortes batendo e latejando constantemente dentro de seus corpos, sinceramente acho que não há nenhum gênero musical mais sincero e profundo do que o Blues, isso devido exatamente ao que eu escrevi no começo do post, a simplicidade. A incrível simplicidade do blues, tanto liricamente quanto musicalmente te deixa num estado único de mente..te leva dos lugares mais tristes até os mais felizes em segundos, apresenta a você e te ensina a simplicidade, todo o material necessário pra se livrar por alguns momentos de seus demônios são apenas alguns minutos do mais puro sentimento, sentimento ruim bruto, o feeling

The blues ain't nothin' but a good man feelin' bad, thinkin' 'bout the woman he once was with. 


Não posso me esquecer também dessa frase que retirei do filme "Crossroads" e que ficou martelando na minha cabeça por dias e dias, principalmente após acontecimentos recentes na época em que o vi. Uma frase tão boa quanto a primeira, mas é bem mais específica, fala do "blues" causado pela falta da mulher que você amou, não generaliza todos os tipos de mágoas como a primeira frase, aquela é simplesmente maravilhosa para qualquer momento, dia, semana, mês ou ano de tristeza..qualquer acontecimento que aconteceu com você pode ser esquecido por pelo menos 5 minutos se você simplesmente ouvir a "Pain created to heal pain". Ok, me foquei inteiramente na primeira frase de novo, mas voltando ao meu comentário da segunda..
Essa fala do filme "Crossroads" (ótimo filme, diga-se de passagem) pode te salvar de alguns terríveis momentos que com certeza assombrarão você algumas vezes na sua vida, ao longo de toda a sua vida, acho que nem é necessário explicar em quais momentos, né? hahaha


é, hoje eu realmente escrevi bastante, como eu disse: Blues em doses maciças é uma arma engatilhada haha.


Até mais.

3 comentários:

  1. Essa história que você usou pra exemplificar o caso da sua tristeza já aconteceu comigo algumas vezes. Quando via alguém que gostava com outra pessoa eu ficava triste na hora mas depois (uns dois dias, no máximo) não era mais tristeza, era tipo um vácuo no peito, do tipo: eu não gosto mais dessa pessoa, não tenho mais nenhuma ilusão pra me ater, agora tenho que arranjar outra coisa pra fazer e tals e tipo, isso é um saco. É aí que entra o lance da tristeza proposital, nem se tem mais motivos pra estar triste mas, sinceramente, curtir a tristeza é uma das coisas mais boas do mundo, e é claro, tudo isso com uma boa música (Eric Clapton, BB King). Esse lance de tristeza proposital é muito recorrente na minha vida, achei que só eu gostava desse tipo de coisa hahhahahhahahhaha bom ver que não sou a única.

    ResponderExcluir
  2. hahaha, esses textos aqui do começo do blog são um clássico exemplo das coisas que eu falo.
    Hoje em dia nem gosto de ler esses textos de opiniões minhas porque tenho vergonha demais deles, mas também não quero apaga-los daqui. Agora estou mais escrevendo contos, vez ou outra um poeminha básico pra variar, tudo mais ou menos autobiográfico. É o melhor remédio, sem dúvida. E um ótimo passatempo também!
    E é bom saber que mais alguém pensa essas coisas como eu, hahahaha.
    E assim, eu costumava até o ano passado falar que a vida é uma merda. Até hoje eu acho que a vida é bem triste, mas acho que também, vez ou outra, acontecem coisas que fazem ela valer a pena, mesmo que dure pouco, o efeito positivo que elas podem trazer são duradouros. As coisas tendem a ser uma droga mas, no final, algumas dão certo só pra variar. hahaha, parece coisa de auto-ajuda isso aqui xD

    E outra coisa: desculpa pelos erros de português, geralmente eu escrevo e nem fico corrigindo tudo, escrevo, dou uma revisão básica e já coloco no blog, ninguém lê mesmo então nem faz diferença, haha. Mas, de qualquer forma, se encontrou muitos deles, não repare!

    E obrigado pelos comentários, ainda estou meio envergonhado por alguém ter lido alguns dos textos hahaha, mas obrigado por não ter metido tanto o pau. aeuheauhea

    Beijão =*

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, sim, esqueci de comentar. Em alguns textos tem uma hora que eles podem ficar sem sentido, é porque o blogspot aqui tem uma mania estranhíssima de cortar os textos em alguns pedaços e juntar dois pedaços, tirando um trecho pequeno (ou às vezes um parágrafo inteiro), já tentei descobrir o que é isso mas não encontrei nada. Então nem repara também se tiver visto algo assim, haha

    ResponderExcluir